A ABEMSS

Quem somos

A Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS)

A medicina sexual é uma área de conhecimento médico que estuda os diversos aspectos da vida sexual do ser humano, com foco principal no diagnóstico de disfunções, seu tratamento e sua prevenção. De maneira mais ampla, o conceito de Saúde Sexual soma ao campo a contribuição de outras áreas de conhecimento não médicas, fortalecendo aspectos de educação sexual, promoção de uma vida sexual segura e prazerosa e ampliando as formas e recursos para um diagnóstico e tratamento bem-sucedido de suas disfunções.

A Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS) é uma associação interdisciplinar com a missão de promover discussão e estudos neste campo, permitindo o intercâmbio e atualização de profissionais da área dentro do que há de mais atual e reconhecido internacionalmente, com o rigor técnico e ético que acreditamos ser necessários dentro deste campo tão desafiador.

Diretoria

A Diretoria da ABEMSS do biênio 2020-2022 teve a grande incumbência de reerguer e ampliar uma associação tradicional e com ampla história no campo da medicina sexual brasileira, ABEI/ABEIS (Associação Brasileira de Estudos em Impotência/ Associação Brasileira de Estudos em Inadequação Sexual). Esta associação que surgiu na década de 80 e desempenhou grande papel no estudo da Sexualidade no Brasil, por uma série de fatores, gradualmente foi reduzindo sua atuação até que na gestão 2017-2019 foi iniciado o projeto de reformulação.

Em 2019, certo de que este espaço precisava ser reocupado e de que a antiga associação poderia ser aperfeiçoada, o Dr Francisco Coutinho convidou a Profa. Carmita Abdo, figura de importância e liderança incontestáveis, para presidir o projeto de recriação da associação. Mais do que recriar, o projeto era fundamentalmente de ampliar, pois objetivo era que a nova associação englobasse ainda mais os aspectos não médicos da sexualidade, sendo inerentemente interdisciplinar e incluindo áreas de conhecimento como a psicologia, fisioterapia, dentre outros. A nova associação deveria enxergar a sexualidade de maneira abrangente e ser o representante Brasileiro da Medicina e Saúde Sexual.

E foi no XV Congresso da Sociedade Latino Americana de Medicina Sexual (SLAMS), em São Paulo, que ocorreu a primeira reunião da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual, com a definição dos integrantes desta Diretoria para conduzir sua recriação e ampliação.

Entendemos o tamanho do desafio e assumimos esta empreitada com o objetivo de transformar a ABEMSS em uma associação forte e plural, com responsabilidade social, que promove o estudo da sexualidade no Brasil e permite o aperfeiçoamento de seus associados.

Integrantes



Secretário Geral - Dr. Leonardo Seligra Lopes

- Médico urologista formado pela Faculdade de Medicina do ABC.

- Fellowship em Andrologia e Reprodução Humana.

- Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário FMABC.

Primeira Secretária - Dra. Catarina M. Braga

- Psiquiatra pelo HC-UFPE (CRM-PE 24552, RQE: 10008) Membra da ABEMSS.

- Mestre em neuropsiquiatria e ciências do comportamento e professora da UFPE - Caruaru.

Tesoureiro - Dr. Felipe Fakhouri

- Médico Urologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo.

- Atuação em Cirurgia Robótica, Andrologia e Medicina Sexual.

Segunda Tesoureira - Dra. Barbara B. de Lucena

-Psicóloga. Especialista em psicologia clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

- Mestre e Doutora pela FMUSP, com período de Doutorado sanduíche no Sexual Psychophysiology Laboratory, na Universidade do Texas - USA.





REDES SOCIAIS

Siga nossas redes sociais

CONTATO

Vamos conversar?


Complete o formulário ao lado e envie-nos uma mensagem e logo entraremos em contato com você.


Está com alguma dúvida ou sugestão, entre já em contato..


Ah, não se preocupe, pois não iremos lhe enviar spam.

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]