Revisado pelos profissionais médicos do Comitê de Comunicação do ISSM
A testosterona é frequentemente referida como o principal hormônio sexual masculino, embora também esteja presente no corpo das mulheres em quantidades menores. Isso porque é produzido principalmente nos testículos do homem e em menor quantidade nos ovários da mulher.
Esse importante hormônio ajuda a manter a massa muscular e óssea, o crescimento de pelos faciais e corporais e o desenvolvimento das partes reprodutivas masculinas, como os testículos e a próstata. Além disso, desempenha um papel importante no que diz respeito à saúde geral e pode ter um grande impacto no humor e no comportamento de uma pessoa. Por último, a testosterona é fundamental na prevenção da osteoporose para homens e mulheres.
Às vezes, um homem pode não ter testosterona suficiente em seu corpo. Isso é conhecido como baixo nível de testosterona ou hipogonadismo. A baixa testosterona torna-se mais comum em homens à medida que envelhecem, mas não é uma parte inevitável do envelhecimento.
Quando um homem tem testosterona baixa, ele pode notar mudanças em seu corpo, energia e emoções.
Um homem pode experimentar qualquer um ou todos esses sintomas como resultado da baixa testosterona. Portanto, se você estiver enfrentando algum desses sintomas e eles estiverem tendo um impacto negativo em sua vida, é uma boa ideia conversar com um médico de confiança sobre como verificar seus níveis de testosterona.
A terapia de reposição de testosterona (TRT) na forma de géis tópicos, adesivos, injeções, pastilhas implantáveis e agora até mesmo suplementos orais de testosterona podem ajudar a melhorar esses sintomas. No entanto, é importante usar o TRT exatamente como indicado pelo seu médico.
Embora o TRT seja geralmente seguro, pode causar acne, retenção leve de líquidos, alterações no tecido da próstata, aumento do risco de coágulos sanguíneos e aumento da agressividade ou alterações de humor. Portanto, é importante passar por avaliação médica/urológica periódica durante o TRT, bem como repetir os testes de nível de hormônio ocasionalmente para ver se os níveis de testosterona entraram na faixa normal.
Para ver a matéria original, clique aqui.
References: