? RASTREIO PARA CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
Para um “Outubro além do rosa” hoje vamos conversar sobre o rastreio para câncer de colo de útero.
? O Papanicolau, ou colpocitologia oncótica, é o exame para prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero. Este exame não é apenas para mulheres cis heterossexuais.
? Todas as pessoas com útero e com idade entre 25 e 64 anos que já tenham tido relação sexual com penetração (de pênis ou objetos) alguma vez na vida, devem fazer o exame.
? Mulheres cis homossexuais, bissexuais, pansexuais e homens trans com útero devem fazer o Papanicolau. Para todos a recomendação é a mesma, fazer o exame uma vez por ano. Se o exame for negativo por dois anos consecutivos, pode fazer, então, a cada 3 anos.
⚠Atenção, mesmo se você só teve relação sexual com penetração há 5…10…20 (ou mais) anos, precisa continuar com a rotina de prevenção.
? Nas mulheres transgênero que realizaram a reconstrução do canal vaginal, deve ser feito exame ginecológico, mas não há indicação da coleta do Papanicolau.
?? Muitas vezes, por não saber da necessidade ou pela dificuldade em realizar o Papanicolaou, as pessoas LGBTQIA+ têm diagnósticos tardios do câncer de colo do útero e que comprometem as taxas de cura.
?? Nós do departamento LGBTQIA+ da ABEMSS, acreditamos que todas as pessoas devem ser informadas, acolhidas, respeitadas e constantemente incentivadas a realizar os exames rotineiros de prevenção de câncer, para além de um outubro rosa. ❤?????
Junte-se a nós para espalharmos cada vez mais informação, saúde e inclusão! ❤?????
?? Texto elaborado por Francine Fischer Sgrott, Fisioterapeuta, Doutora em Oncologia, Especialista em Saúde da Mulher e Especialista em Fisioterapia em Oncologia.
Instagram: @franfischer
#outubroalémdorosa #outubrorosa #cancerdemama #saúdeLGBTQIA+ #visibilidadesaúdeLGBTQIA+ #prevenção