Você sabia que o estresse pode ser um dos maiores sabotadores da sua vida sexual? Se o estresse está presente no seu dia a dia, ele pode estar afetando diretamente seu desejo e prazer.
Quando estamos estressados, nosso corpo entra em modo de sobrevivência. Nesse estado, ele prioriza funções essenciais, como manter o coração batendo e os pulmões funcionando, deixando de lado o que considera “menos urgente” – e isso inclui o desejo sexual. Resultado? Menos libido, menos prazer e mais ansiedade.
O estresse crônico eleva os níveis de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”, que em excesso pode prejudicar a produção de hormônios sexuais essenciais, como o estrogênio e a testosterona. Esses hormônios são fundamentais para o desejo sexual feminino, e sua redução pode afetar profundamente a libido. Além disso, o estresse pode impactar aspectos psicológicos da vida sexual, como a confiança e a intimidade, resultando em um ciclo vicioso de diminuição do desejo.
Com os níveis de estrogênio e testosterona em queda, o desejo sexual diminui, o prazer é reduzido e a ansiedade toma conta. Se você já se sentiu sobrecarregada, sem energia ou desmotivada para o sexo, o estresse pode ser o responsável por esses sentimentos.
A boa notícia é que existem formas eficazes de combater o estresse e recuperar sua vida sexual. Confira algumas dicas que podem ajudar:
O estresse pode ser um inimigo invisível, mas seus efeitos na vida sexual são muito reais. Ao cuidar do seu bem-estar emocional e físico, você estará também cuidando da sua vida sexual. Não ignore os sinais – invista no autocuidado, no diálogo e, se necessário, procure ajuda médica.
Ginecologista e Sexóloga
CRM:55890/RQE: 36540/RQE:52052
Saiba mais sobre mim clicando aqui!
Instagram: @drathaisfranca
Facebook:/drathaisfranca
Shifren JL, Gass ML. The role of sex hormones in women’s sexual function and dysfunction. Climacteric. 2014;17(1):10-18.
Exton MS, Krüger TH, Bursch N, et al. Endocrine response to masturbation-induced orgasm in healthy men following a 3-week sexual abstinence. World J Urol. 2001;19(5):377-382.
Brotto LA, Krychman M, Jacobson P. The influence of stress on female sexual desire and function: Implications for treatment. Sex Med Rev. 2018;6(3):254-263.