Artigo publicado em: www.issm.info
Revisado pelos profissionais médicos do Comitê de Comunicação ISSM
Problemas sexuais podem ser causados por problemas psicológicos ou problemas relacionados, e então psicoterapia e aconselhamento podem ser necessários para resolver esses problemas subjacentes.
Mas mesmo quando o problema sexual é causado por fatores biomédicos, sabemos que sempre há mecanismos psicológicos envolvidos, pois os problemas sexuais causam muito sofrimento, tanto no paciente quanto no parceiro. Eles geralmente vem acompanhado de ansiedade, medo do fracasso, a exigência de desempenho, a culpa, a vergonha e assim por diante.
O que o tratamento médico faz é focar nos sintomas, tentando restaurar a função sexual, mas muitas vezes isso não é suficiente. Aconselhamento adicional, psicoterapia é necessário para realmente lidar com essa ansiedade de falha, desempenho, estresse e assim por diante. Então sabemos que um tratamento combinado, portanto aconselhamento e tratamento médico, é muito mais eficaz do que o tratamento médico sozinho, porque o problema precisa ser tratado como um todo, como uma condição biopsicossocial, como chamamos.
O maior benefício é que um psicólogo pode ajudar os homens a se envolverem novamente na atividade sexual. Muitas vezes, se eles lutam contra a disfunção sexual, eles ficam ansiosos e nervosos sobre no início da atividade sexual. Atualmente temos ótimos tratamentos para ajudar nas disfunções sexuais do lado físico. No lado psicológico, um psicólogo pode trazer estratégias realmente concretas para ajudar os homens a reduzir a ansiedade e retomar a atividade sexual.
Todo problema sexual tem um componente psicológico. E então você não pode tirar isso, mesmo que eles estejam consultando um médico, por exemplo. Os psicólogos sexuais são pessoas treinadas para pensar realmente sobre o aspecto psicossocial dos cuidados de saúde sexual. Cada parte de ser um ser sexual afetará sua psicologia de várias maneiras. Portanto, eles têm treinamento avançado sobre como descobrir qual pode ser o problema mais incômodo e, especialmente, treinamento extra avançado sobre como pensar em ferramentas para ajudar as pessoas a lidar com os efeitos colaterais emocionais significativos que um problema sexual lhes causa.
Vídeo traduzido e revisado.