? Algumas parafilias bastante frequentes são os fe.tichismos, que podem ser por pés, cabelos, objetos inusitados, ou as práticas BDSM.
⚠ Importante: a parafilia não é considerada um problema se as pessoas envolvidas concordam em praticar e não há prejuízo físico ou psíquico para nenhuma das partes. Então isto responde aquela pergunta lá do início: quando estivermos falando de parafilias, apenas, não há necessidade de tratamento.
? Se a parafilia causa sofrimento no indivíduo, passa a ser considerada um transtorno parafílico. Se para se satisfazer, acaba causando danos e riscos a outras pessoas, também é caracterizada como transtorno. Além disso, a angústia causada pelo transtorno, seja por um sentimento de culpa ou por ver a reação de outras pessoas, poder levar a prejuízos em outras áreas da vida além da pessoal, como nas relações sociais e até profissionais.
✔ Para se chegar ao diagnóstico é feita uma avaliação clínica, psicológica e psiquiátrica muito detalhada. E nestes casos, o tratamento é feito com medicações (como antidepressivos) e psicoterapia.
⚠ Se você se percebe com algum comportamento parafílico que te gera sofrimento ou prejudica outras pessoas, ou até se quer saber mais sobre o assunto, procure por um profissional de saúde.
Por Dra. Michelle Sampaio
Instagram: @michellesampaio.sexologa